Iniciada em novembro de 2019 por Polliana Zocche e Lia Beltrão, a CA-TQR reúne pessoas em torno de uma mesma paixão: a metodologia Trabalho Que Reconecta, criada pela eco-filósofa e estudiosa do budismo Joanna Macy.
Nossos encontros acontecem a cada quinze dias, via zoom, e são atualmente facilitados por Lia e Bruna Buch, que têm se dedicado a compreender e praticar a visão trazida por essa grande professora.
Todos que sentem conexão com os ensinamentos de Joanna Macy e que procuram um espaço de compartilhamento e apoio para suas práticas pessoais.
Nossa comunidade é uma ação da rede do Trabalho Que Reconecta no Brasil mas não configura um curso ou uma formação de facilitadores do TQR, mas sim, um grupo de estudo e prática.
“Estamos vivendo em um momento crítico da história da Terra, quando a humanidade deve escolher seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado e interdependente, nossa própria sobrevivência depende de nossa compreensão e cuidado mútuos. Precisamos relembrar nossa profunda conexão com a Terra e todos os seres vivos, e trabalhar juntos para criar um futuro sustentável e justo para todos.”
Joanna Macy e Molly Brown, Nossa Vida como Gaia
PRÓXIMO Ciclo de estudos
Facilitadoras: Lia Beltrão e Bruna Buch
Quinzenalmente aos sábados, 10h30
Encontro de Abertura: 08 de julho de 2023
On-line, síncrono, via Zoom
Em julho iremos dar início a mais um ciclo. Com a alegria de agora termos o Nossa Vida como Gaia publicado em português pela vamos estudar esse maravilhoso manual do Trabalho Que Reconecta, que nos oferece tanto uma visão profunda da mente e de seu mundo como dezenas de práticas para experimentarmos juntas e aterrar em nossa vida esse novo (e ao mesmo tempo tão antigo) modo de percepção.
Desde 2019, mais de 130 pessoas já passaram pela CA-TQR. Biólogos, ecólogos, educadores, cientistas sociais, comunicadores, artistas têm trazido para a comunidade a riqueza de seu próprio olhar e compartilhado os desafios que têm enfrentado. Naturalmente, uma rede de cuidado, apreciação e apoio mútuo tem se estabelecido e permitido que os ensinamentos de Joanna se entrelacem com nosso território de uma maneira genuína e forte.
O primeiro ciclo de estudo realizado na CA-TQR foi o Nossa vida como Gaia. Na época sem publicação em português, nossa vontade de estudá-lo era tão grande que usamos suas versões em espanhol e inglês.
Em 2021, recomeçamos a espiral com o livro Esperança Ativa, de Joanna Macy e Chris Johnstone, lançado pela Bambual. Durante o ciclo, a nossa maior surpresa: Joanna Macy aceitou nosso convite e fez um encontro especialmente para nossa comunidade e pessoas diretamente envolvidas neste trabalho aqui no Brasil.
Em 2022, traduzimos (sim! e em comunidade!) e estudamos o livro World as Lover, World as Self (Mundo como Self, Mundo como Amante), no qual Joanna apresenta de forma mais detalhada sua visão de co-emergência, fundamental para nossa ação no mundo.
LIA BELTRÃO é facilitadora do TQR desde 2019. Já conduziu dezenas de oficinas presenciais e online e desenvolveu programas customizados para organizações com base na metodologia. É parte do Facilitator Development Group, facilitado por Lydia Harotoonian, uma aluna sênior da Joanna Macy, e atualmente está cursando o Spiral Journey Facilitator Development Program, com condução da autora do Nossa Vida como Gaia, Molly Brown,
BRUNA BUCH é bióloga, praticante budista, instrutora de yoga e meditação, e facilitadora do Trabalho Que Reconecta. Inspirada por Lynn Margulis e a sua visão simbiótica da vida, concluiu um doutorado em microbiologia e, após 15 anos pesquisando e trabalhando na área, segue agora aplicando os conceitos da nossa interdependência radical com as práticas de ecologia profunda e teoria de sistemas na visão de Joanna Macy.
Se surgir em seu coração a aspiração de apoiar a sustentabilidade da comunidade de forma mais estruturante, este é o plano. Além de cobrir as despesas fixas, você estará apoiando diretamente o trabalho das facilitadoras.
Após a conclusão do pagamento você receberá um e-mail com todas as instruções necessárias para a entrada na comunidade